A revista eletrônica do GEPPELE segue as diretrizes da CAPES que, em sua avaliação QUALIS.
Idiomas: Os trabalhos poderão ser escritos em português ou
espanhol.
Revisão: A correção gramatical e ortográfica será de
responsabilidade de cada autor.
Gêneros aceitos na Revista:
a) artigo científico;
b) relato de experiência;
c) resenha;
DIRETRIZES PARA AUTORES
A Revista Eletrônica do GEPPELE
recebe trabalhos originais inéditos (artigos originais, resenhas, relatos de
experiência e traduções (do espanhol para o português, do português para o
espanhol) de interesse da Linguística Aplicada.
Para submeter um trabalho à
revista, o autor deve enviar o trabalho para o e-mail: revistageppele@gmail.com
DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE
TRABALHOS
1) Sobre a submissão
As submissões devem ocorrer via
correio eletrônico. Serão aceitos até, no máximo, três autores por trabalho.
Porém, apenas um será o responsável pela submissão e indicado para
correspondência. Não será admitida inclusão de autor após o aceite.
No preenchimento do e-mail, no
campo “assunto” incluir Título do trabalho. No corpo do e-mail incluir
modalidade e autores.
2) Sobre o trabalho a ser
submetido
Podem ser submetidos para
publicação trabalhos originais inéditos que se enquadrem na política editorial
da revista e se classifiquem nos gêneros:
- Artigos originais (apresentação
de resultados de pesquisas inéditas);
- Resenhas (livros publicados no
Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3
anos);
- Relatos de Experiência;
- Traduções (artigos ou ensaios que
representem contribuição à Linguística Aplicada, voltados para o ensino, aquisição,
aprendizagem e formação de professores de língua estrangeira, acompanhados de
autorização do autor/periódico original).
Os trabalhos (artigos e resenhas)
podem ser escritos em português ou espanhol e devem ter extensão .doc ou .docx.
A revista recebe trabalhos
apresentados em eventos, desde que não tenham sido publicados na íntegra em
Anais ou que tenham sofrido mais de 50% de modificação da publicação original,
representando uma nova versão do trabalho.
A versão inicial pode ser
submetida em qualquer formatação de fácil leitura, respeitando-se os limites de
palavras: (1) artigos, relatos de experiência e traduções: máximo 7.000
palavras e/ou 20 páginas, incluindo referências, anexos e apêndices; (2)
resenhas: 3.000 palavras.
A estrutura da versão inicial do
artigo deve ter:
- Título (no máximo, 15 palavras)
em português ou espanhol (conforme a língua usada no corpo do texto);
- Resumo (de 100 a 250 palavras)
e três palavras-chave em português ou espanhol (conforme a língua usada no
corpo do texto);
- Introdução;
- Corpo do texto dividido em
seções;
- Conclusão ou considerações
finais;
- Referências (conforme o Guia de Referências da UFC);
Deverão ser enviadas duas versões
do trabalho. Uma anônima, na qual não constem os nomes dos autores e uma na
qual constem os nomes dos autores (máximo três).
Na versão anônima, o nome do(s)
autor(es) e qualquer forma de identificação de autoria devem ser retirados para
permitir a avaliação cega. Se o autor citar trabalhos de sua autoria, deve
substituir seu nome por XXXX tanto nas citações, como nas referências, em que
também não deve incluir o título, substituindo por XXXXX e incluindo apenas
data.
Em caso de envio de tradução,
o(s) autor(es) deve(m) enviar como documentos complementares: (1) a autorização
de publicação do autor do original ou do editor da primeira publicação, caso
este detenha os direitos autorais; (2) o texto na língua original. Em caso de
original publicado na Web, deve vir a indicação da URL. Em caso de textos
originais impressos, estes devem ser escaneados e anexados ao e-mail de
submissão.
As imagens, com os devidos
créditos, devem vir no corpo do texto, legendadas e nomeadas conforme a
ordenação: Figura 1, Figura 2, e assim por diante.
Serão aceitas imagens no formato
.jpeg, .jpg, com resolução mínima de 300 dpi. Os dados apresentados em tabelas
e quadros devem ter a indicação da fonte e título.
3) Sobre a autoria
São aceitos trabalhos em que pelo
menos um dos autores tenha titulação.
São admitidos, no máximo, três
autores. Estes devem ser pessoas que contribuíram efetivamente para o trabalho
e concordaram com essa indicação, pois assumirão publicamente a
responsabilidade pelo conteúdo.
4) Sobre a versão pós-aceite;
Número de páginas ou palavras:
a) Artigos, relatos de
experiências e traduções devem ter, no máximo 20 páginas (ou 7.000 palavras),
incluindo referências e anexos ou apêndices;
b) Resenhas devem ter, no máximo,
10 páginas (ou 3.000 palavras). A Revista aceita resenhas de livros de
interesse da Linguística, publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2
anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos.
Imagens
As imagens, com extensão .jpeg ou
jpg, devem ter resolução mínima de 300 dpi, ter indicação dos créditos e
legendas, e ser inseridas no corpo do texto, com numeração sequencial: Figura
1, Figura 2 e assim por diante.
Os dados apresentados em tabelas
e quadros devem ter a indicação da fonte e título.
Apresentação
Papel tamanho A4 (21 cm X 29,7
cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A
fonte deverá ser Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafo justificado com
recuo de 1,5 cm e entrelinha 1,5. O arquivo não deve ter marcas de formatação
(estilo, tabulações) nem numeração de páginas. (Conforme Guia de Normalização
de Artigo em Publicação Periódica Científica)
Estrutura
Título do artigo: não deve
exceder 15 palavras, iniciando-se na margem superior da folha/página,
centralizado, em letras maiúsculas, em negrito, fonte tamanho 12 e recomenda-se
espaço simples entrelinhas, seguido do subtítulo, se houver. Para diferenciar o
subtítulo tipograficamente pode-se utilizar letras minúsculas (de acordo com
Guia de Normalização supracitado). Resenha não terá título, mas a(s) referências(s)
bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as
normas da ABNT;
Nome do autor: por extenso, com
apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à
direita;
Vínculo: em nota de rodapé,
indicada por asteriscos, deve constar breve currículo, com titulação,
vinculação corporativa, cidade, estado e endereço eletrônico, organizada(s) de
acordo com as normas do Guia de Normalização de Artigo em Publicação PeriódicaCientífica da UFC ;
Financiamento: se o autor recebeu
auxílio de órgãos de fomento à pesquisa, deve indicar a agência, em nota de
rodapé.
Evento: em caso de trabalho
apresentado em evento, devem ser informados, em nota de rodapé, puxada do
título, tipo de apresentação (palestra, comunicação, poster) nome do evento,
local e data;
Resumo: deverá conter de 100 a
250 palavras e apresentar os seguintes itens: breve contextualização, tema e/ou
o(s) objetivo(s) do trabalho, orientação teórica, metodologia e as conclusões
mais relevantes. Deve possuir de 100 a 250 palavras, parágrafo único, verbos na
voz ativa e na 3ª pessoa do singular. Apresenta-se após os autores, separados
por uma linha em branco, com letras maiúsculas, em negrito, fonte tamanho 12 e
espaço simples entrelinhas. Deverá haver um resumo em uma segunda língua que
poderá ser em português ou espanhol (a depender da língua do texto); Resenha
não terá resumo;
Palavras-chave: três palavras-chave, correspondentes a conceitos gerais do trabalho. Resenhas também devem conter palavras-chave em português ou espanhol (a depender da língua do texto). Justificadas, em letras maiúsculas/minúsculas, fonte tamanho 12 e espaço simples entrelinhas.
Corpo do texto: duas linhas
abaixo das palavras-chave, entrelinhas 1,5, fonte tamanho 12, Arial ou Times
New Roman, justificado, adentramento de 2 cm para a margem de parágrafo. A
organização das seções em que se divide o texto deve ser elaborada conforme a
ABNT NBR 6024. De acordo com a norma nas seções:
a) devem ser utilizados
algarismos arábicos;
b) deve se limitar a numeração
progressiva até a seção quinária;
c) o indicativo numérico de uma
seção antecede seu título, separados por um espaço de caractere em branco e
alinhado à esquerda. Não se utiliza qualquer pontuação ou sinal entre o indicativo
numérico e o texto;
d) os títulos das seções devem
ser separados dos textos que os precede e os sucede por um espaço simples entre
linhas em branco, de forma contínua sem recomeçar a seção em página distinta;
e) todas as seções devem conter
um texto relacionado a elas;
f) títulos de seções com
indicativos numéricos, que ocupem mais de uma linha devem, a partir da segunda
linha, ser alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra;
g) são numeradas as seções dos
elementos textuais, ou seja, da introdução à conclusão;
h) os títulos das seções devem
ser destacados gradativamente, da primária à quinária, utilizando se os
recursos caixa alta negrito, itálico ou sublinhado e outros, alinhados à
esquerda;
i) resumo no idioma do artigo,
resumo em outro idioma, referências, glossário, apêndice anexo e agradecimentos
não são numerados. Devem ser centralizados, em letras maiúsculas e em negrito;
(página 25 do Guia de Normalização da UFC);
Agradecimentos: opcionalmente,
apresenta-se após os anexos, se houver, separados por uma linha em branco, com
a palavra AGRADECIMENTOS, centralizada, em letras maiúsculas, em negrito, fonte
tamanho 12 e recomenda-se espaço simples entrelinhas. O texto dos
agradecimentos deve ser em fonte tamanho 12, justificado e recomenda-se espaço
simples entrelinhas.;
Referências: segue-se o Guia de
Normalização para Elaboração de Referências da UFC. Alinhadas somente à margem
esquerda, em espaço simples de entrelinha e separadas entre si por uma linha em
branco de espaço simples. A lista de referências encontra-se após os elementos
textuais sob o título REFERÊNCIAS, sem indicativo numérico, em negrito, fonte
tamanho 12 e centralizado. Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos
autores dispostos em ordem alfabética ou numérica e, no caso de um mesmo autor,
na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, apresentam-se
após as conclusões ou considerações finais. As referências a obras traduzidas
devem trazer a indicação dos créditos de tradução.
Citações: segue-se o Guia deNormalização para Elaboração de Citações da UFC. O autor deve ser citado entre
parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de
publicação: (NEVES, 2006).
Se houver coincidência de
sobrenomes, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (LIMA, C., 1999) e
(LIMA, R., 2002). Se a coincidência persistir, os prenomes devem vir por
extenso: (LIMA, Cláudio, 1999) e (LIMA, Camila, 2002).
As citações de obras de um mesmo
autor, publicadas no mesmo ano, devem vir discriminadas por letras minúsculas
em ordem alfabética após a data, sem espaço: (GIVÓN, 2002a, 2002b). Se o autor
estiver citado no texto, apenas a data virá entre parênteses: Neves (2006)
admite mais de uma forma…
Obras com até três autores, todos
devem ter seus sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula:
(MARTELLOTA; FURTADO; MEDIANEIRA, 2003). Se os autores estiverem incluídos na
sentença, devem ser separados por vírgula e pela conjunção “e”: Segundo Cruz,
Perota e Mendes (2000, p. 26). Se houver mais de três, indica-se o primeiro
sobrenome, seguido de et. al. (MATEUS et al., 1985).
Em citações diretas, devem ser
especificados, após a data, o volume (se houver) e a página das fontes
consultadas, precedidos pelos termos que os caracteriza, de forma abreviada:
Solomons e Fryhle (2009, v. 2, p. 405). Se o trecho corresponder a um intervalo
de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (NEVES, 2006, p.102-110).
A citação direta, de até três
linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas
sem destaque tipográfico, com indicação das fontes de onde foram retiradas. As
aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.
A citação direta, com mais de
três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas,
destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Arial ou Times New
Roman tamanho 10 com espaçamento simples entre linhas.
Destaques em citações podem ser
feitos em negrito, itálico ou sublinhado. Deve-se especificar ainda se o
destaque faz parte da obra ou foi dado pelo autor do trabalho. Quando o
destaque já fizer parte da obra consultada, deve-se utilizar a expressão: grifo
do autor; e quando o autor do trabalho destacar algo em citações diretas, após
a citação deve-se utilizar a expressão: grifo nosso.
As citações em línguas
estrangeiras devem ser traduzidas no corpo do texto com remissão à nota de
rodapé em que será transcrito o trecho original. Utilizar a expressão: tradução
nossa.
Notas: devem ser colocadas ao pé
da página e numeradas sequencialmente por algarismos arábicos. Devem ser
digitadas dentro das margens, separadas do texto por um filete de 5 cm, a
partir da margem esquerda, sem espaço entre elas e com fonte menor (tamanho
10). A partir da segunda linha da mesma nota, são alinhadas abaixo da primeira
letra da primeira linha, de forma a destacar o expoente.
Condições para submissão
Como parte do processo de
submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em
relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de
acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição é original e
inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
O arquivo da submissão está em
formato Microsoft Word ou OpenOffice.
O texto está em um formato de
fácil leitura, respeitando-se os limites de palavras: 7000 para artigos e
traduções e 3.000 para resenhas.
O nome do(s) autor(es) e qualquer
forma de identificação foram retirados do texto para garantir a avaliação cega.
Nos metadados, estão indicados
como autores todos e somente aqueles que contribuíram efetivamente para a
elaboração do trabalho, respeitando-se o limite máximo de três autores.
Todas as obras citadas e somente
elas estão devidamente referenciadas (conforme o Guia de Normalização paraElaboração Referências da UFC).
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