Diretrizes e Normas para publicação dos trabalhos


A revista eletrônica do GEPPELE segue as diretrizes da CAPES que, em sua avaliação QUALIS.

Idiomas: Os trabalhos poderão ser escritos em português ou espanhol.

Revisão: A correção gramatical e ortográfica será de responsabilidade de cada autor.

Gêneros aceitos na Revista:

a) artigo científico;
b) relato de experiência;
c) resenha;


DIRETRIZES PARA AUTORES

A Revista Eletrônica do GEPPELE recebe trabalhos originais inéditos (artigos originais, resenhas, relatos de experiência e traduções (do espanhol para o português, do português para o espanhol) de interesse da Linguística Aplicada.

Para submeter um trabalho à revista, o autor deve enviar o trabalho para o e-mail: revistageppele@gmail.com

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


1) Sobre a submissão

As submissões devem ocorrer via correio eletrônico. Serão aceitos até, no máximo, três autores por trabalho. Porém, apenas um será o responsável pela submissão e indicado para correspondência. Não será admitida inclusão de autor após o aceite.

No preenchimento do e-mail, no campo “assunto” incluir Título do trabalho. No corpo do e-mail incluir modalidade e autores.

2) Sobre o trabalho a ser submetido

Podem ser submetidos para publicação trabalhos originais inéditos que se enquadrem na política editorial da revista e se classifiquem nos gêneros:

- Artigos originais (apresentação de resultados de pesquisas inéditas);
- Resenhas (livros publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos);
- Relatos de Experiência;
- Traduções (artigos ou ensaios que representem contribuição à Linguística Aplicada, voltados para o ensino, aquisição, aprendizagem e formação de professores de língua estrangeira, acompanhados de autorização do autor/periódico original).

Os trabalhos (artigos e resenhas) podem ser escritos em português ou espanhol e devem ter extensão .doc ou .docx.

A revista recebe trabalhos apresentados em eventos, desde que não tenham sido publicados na íntegra em Anais ou que tenham sofrido mais de 50% de modificação da publicação original, representando uma nova versão do trabalho.

A versão inicial pode ser submetida em qualquer formatação de fácil leitura, respeitando-se os limites de palavras: (1) artigos, relatos de experiência e traduções: máximo 7.000 palavras e/ou 20 páginas, incluindo referências, anexos e apêndices; (2) resenhas: 3.000 palavras.

A estrutura da versão inicial do artigo deve ter:

- Título (no máximo, 15 palavras) em português ou espanhol (conforme a língua usada no corpo do texto);
- Resumo (de 100 a 250 palavras) e três palavras-chave em português ou espanhol (conforme a língua usada no corpo do texto);
- Introdução;
- Corpo do texto dividido em seções;
- Conclusão ou considerações finais;
- Referências (conforme o Guia de Referências da UFC);

Deverão ser enviadas duas versões do trabalho. Uma anônima, na qual não constem os nomes dos autores e uma na qual constem os nomes dos autores (máximo três).


Na versão anônima, o nome do(s) autor(es) e qualquer forma de identificação de autoria devem ser retirados para permitir a avaliação cega. Se o autor citar trabalhos de sua autoria, deve substituir seu nome por XXXX tanto nas citações, como nas referências, em que também não deve incluir o título, substituindo por XXXXX e incluindo apenas data.

Em caso de envio de tradução, o(s) autor(es) deve(m) enviar como documentos complementares: (1) a autorização de publicação do autor do original ou do editor da primeira publicação, caso este detenha os direitos autorais; (2) o texto na língua original. Em caso de original publicado na Web, deve vir a indicação da URL. Em caso de textos originais impressos, estes devem ser escaneados e anexados ao e-mail de submissão.

As imagens, com os devidos créditos, devem vir no corpo do texto, legendadas e nomeadas conforme a ordenação: Figura 1, Figura 2, e assim por diante.

Serão aceitas imagens no formato .jpeg, .jpg, com resolução mínima de 300 dpi. Os dados apresentados em tabelas e quadros devem ter a indicação da fonte e título.

3) Sobre a autoria

São aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores tenha titulação.

São admitidos, no máximo, três autores. Estes devem ser pessoas que contribuíram efetivamente para o trabalho e concordaram com essa indicação, pois assumirão publicamente a responsabilidade pelo conteúdo.

4) Sobre a versão pós-aceite;

Número de páginas ou palavras:

a) Artigos, relatos de experiências e traduções devem ter, no máximo 20 páginas (ou 7.000 palavras), incluindo referências e anexos ou apêndices;

b) Resenhas devem ter, no máximo, 10 páginas (ou 3.000 palavras). A Revista aceita resenhas de livros de interesse da Linguística, publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos.

Imagens

As imagens, com extensão .jpeg ou jpg, devem ter resolução mínima de 300 dpi, ter indicação dos créditos e legendas, e ser inseridas no corpo do texto, com numeração sequencial: Figura 1, Figura 2 e assim por diante.

Os dados apresentados em tabelas e quadros devem ter a indicação da fonte e título.

Apresentação

Papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm e entrelinha 1,5. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas. (Conforme Guia de Normalização de Artigo em Publicação Periódica Científica)

Estrutura

Título do artigo: não deve exceder 15 palavras, iniciando-se na margem superior da folha/página, centralizado, em letras maiúsculas, em negrito, fonte tamanho 12 e recomenda-se espaço simples entrelinhas, seguido do subtítulo, se houver. Para diferenciar o subtítulo tipograficamente pode-se utilizar letras minúsculas (de acordo com Guia de Normalização supracitado). Resenha não terá título, mas a(s) referências(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da ABNT;

Nome do autor: por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita;

Vínculo: em nota de rodapé, indicada por asteriscos, deve constar breve currículo, com titulação, vinculação corporativa, cidade, estado e endereço eletrônico, organizada(s) de acordo com as normas do Guia de Normalização de Artigo em Publicação PeriódicaCientífica da UFC ;

Financiamento: se o autor recebeu auxílio de órgãos de fomento à pesquisa, deve indicar a agência, em nota de rodapé.

Evento: em caso de trabalho apresentado em evento, devem ser informados, em nota de rodapé, puxada do título, tipo de apresentação (palestra, comunicação, poster) nome do evento, local e data;

Resumo: deverá conter de 100 a 250 palavras e apresentar os seguintes itens: breve contextualização, tema e/ou o(s) objetivo(s) do trabalho, orientação teórica, metodologia e as conclusões mais relevantes. Deve possuir de 100 a 250 palavras, parágrafo único, verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular. Apresenta-se após os autores, separados por uma linha em branco, com letras maiúsculas, em negrito, fonte tamanho 12 e espaço simples entrelinhas. Deverá haver um resumo em uma segunda língua que poderá ser em português ou espanhol (a depender da língua do texto); Resenha não terá resumo;

Palavras-chave: três palavras-chave, correspondentes a conceitos gerais do trabalho. Resenhas também devem conter palavras-chave em português ou espanhol (a depender da língua do texto). Justificadas, em letras maiúsculas/minúsculas, fonte tamanho 12 e espaço simples entrelinhas.

Corpo do texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, entrelinhas 1,5, fonte tamanho 12, Arial ou Times New Roman, justificado, adentramento de 2 cm para a margem de parágrafo. A organização das seções em que se divide o texto deve ser elaborada conforme a ABNT NBR 6024. De acordo com a norma nas seções:

a) devem ser utilizados algarismos arábicos;
b) deve se limitar a numeração progressiva até a seção quinária;
c) o indicativo numérico de uma seção antecede seu título, separados por um espaço de caractere em branco e alinhado à esquerda. Não se utiliza qualquer pontuação ou sinal entre o indicativo numérico e o texto;
d) os títulos das seções devem ser separados dos textos que os precede e os sucede por um espaço simples entre linhas em branco, de forma contínua sem recomeçar a seção em página distinta;
e) todas as seções devem conter um texto relacionado a elas;
f) títulos de seções com indicativos numéricos, que ocupem mais de uma linha devem, a partir da segunda linha, ser alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra;
g) são numeradas as seções dos elementos textuais, ou seja, da introdução à conclusão;
h) os títulos das seções devem ser destacados gradativamente, da primária à quinária, utilizando se os recursos caixa alta negrito, itálico ou sublinhado e outros, alinhados à esquerda;
i) resumo no idioma do artigo, resumo em outro idioma, referências, glossário, apêndice anexo e agradecimentos não são numerados. Devem ser centralizados, em letras maiúsculas e em negrito; (página 25 do Guia de Normalização da UFC);

Agradecimentos: opcionalmente, apresenta-se após os anexos, se houver, separados por uma linha em branco, com a palavra AGRADECIMENTOS, centralizada, em letras maiúsculas, em negrito, fonte tamanho 12 e recomenda-se espaço simples entrelinhas. O texto dos agradecimentos deve ser em fonte tamanho 12, justificado e recomenda-se espaço simples entrelinhas.;

Referências: segue-se o Guia de Normalização para Elaboração de Referências da UFC. Alinhadas somente à margem esquerda, em espaço simples de entrelinha e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. A lista de referências encontra-se após os elementos textuais sob o título REFERÊNCIAS, sem indicativo numérico, em negrito, fonte tamanho 12 e centralizado. Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores dispostos em ordem alfabética ou numérica e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, apresentam-se após as conclusões ou considerações finais. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução.

Citações: segue-se o Guia deNormalização para Elaboração de Citações da UFC. O autor deve ser citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (NEVES, 2006).

Se houver coincidência de sobrenomes, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (LIMA, C., 1999) e (LIMA, R., 2002). Se a coincidência persistir, os prenomes devem vir por extenso: (LIMA, Cláudio, 1999) e (LIMA, Camila, 2002).

As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem vir discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética após a data, sem espaço: (GIVÓN, 2002a, 2002b). Se o autor estiver citado no texto, apenas a data virá entre parênteses: Neves (2006) admite mais de uma forma…

Obras com até três autores, todos devem ter seus sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula: (MARTELLOTA; FURTADO; MEDIANEIRA, 2003). Se os autores estiverem incluídos na sentença, devem ser separados por vírgula e pela conjunção “e”: Segundo Cruz, Perota e Mendes (2000, p. 26). Se houver mais de três, indica-se o primeiro sobrenome, seguido de et. al. (MATEUS et al., 1985).

Em citações diretas, devem ser especificados, após a data, o volume (se houver) e a página das fontes consultadas, precedidos pelos termos que os caracteriza, de forma abreviada: Solomons e Fryhle (2009, v. 2, p. 405). Se o trecho corresponder a um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (NEVES, 2006, p.102-110).

A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas sem destaque tipográfico, com indicação das fontes de onde foram retiradas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.

A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Arial ou Times New Roman tamanho 10 com espaçamento simples entre linhas.

Destaques em citações podem ser feitos em negrito, itálico ou sublinhado. Deve-se especificar ainda se o destaque faz parte da obra ou foi dado pelo autor do trabalho. Quando o destaque já fizer parte da obra consultada, deve-se utilizar a expressão: grifo do autor; e quando o autor do trabalho destacar algo em citações diretas, após a citação deve-se utilizar a expressão: grifo nosso.

As citações em línguas estrangeiras devem ser traduzidas no corpo do texto com remissão à nota de rodapé em que será transcrito o trecho original. Utilizar a expressão: tradução nossa.

Notas: devem ser colocadas ao pé da página e numeradas sequencialmente por algarismos arábicos. Devem ser digitadas dentro das margens, separadas do texto por um filete de 5 cm, a partir da margem esquerda, sem espaço entre elas e com fonte menor (tamanho 10). A partir da segunda linha da mesma nota, são alinhadas abaixo da primeira letra da primeira linha, de forma a destacar o expoente.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.

O texto está em um formato de fácil leitura, respeitando-se os limites de palavras: 7000 para artigos e traduções e 3.000 para resenhas.

O nome do(s) autor(es) e qualquer forma de identificação foram retirados do texto para garantir a avaliação cega.

Nos metadados, estão indicados como autores todos e somente aqueles que contribuíram efetivamente para a elaboração do trabalho, respeitando-se o limite máximo de três autores.

Todas as obras citadas e somente elas estão devidamente referenciadas (conforme o Guia de Normalização paraElaboração Referências da UFC).

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