segunda-feira, 22 de julho de 2013

Apresentação


Revista Eletrônica do GEPPELE (ISSN - 2318-0099) é um periódico semestral de pesquisas da área do Espanhol, desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e distribuída (de forma virtual e eletrônica) para todos os interessados.

Ao longo dos últimos anos, as atividades decorrentes do GEPPELE têm gerado uma produção científica notável sobre as leituras e discussões realizadas pelos participantes do grupo. Em 2011, com a realização do I Colóquio do grupo, publicaram-se os textos produzidos ao longo do evento. Em 2013, sob a necessidade de expandir o espaço para discussões e divulgações de pesquisas da área do espanhol, inaugurou-se a Revista Eletrônica do GEPPELE que, desde então, serve como canal de veiculação de trabalhos acadêmicos (artigos, resenhas, traduções e relatos de experiência) de vários professores e alunos da graduação.

O periódico já conta com avaliação Qualis/CAPES (C) e tem como objetivo a publicação de textos originais e inéditos de professores, pesquisadores, alunos (da graduação ou pós-graduação) e professores das redes pública e particular cujas pesquisas e trabalhos acadêmicos tratem de questões relacionadas ao ensino de língua e literatura em língua espanhola, políticas linguísticas, metodologias de ensino, formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE).

GEPPELE é um grupo de estudo e pesquisa ligado ao CNPQ e também um Programa de Extensão que busca atender professores de espanhol em formação inicial, alunos do curso de Licenciatura em Letras/ Espanhol da Universidade Federal do Ceará, alcançando, ainda, através de seu Fórum de discussão online e outras ações, os demais alunos de graduação em Letras do Estado do Nordeste e do Brasil; os professores de espanhol do ensino básico (fundamental e médio), preferentemente os da rede pública, bem como os recém-formados; além dos professores de universidades e faculdades da área e pós-graduandos ligados à pesquisa na área de linguística e linguística aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário